Na noite de segunda-feira (17), a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participou de uma confraternização com os aspirantes a oficiais da Marinha espanhola, no Terminal Náutico de Salvador (Contermas). O evento contou com apresentações culturais, incluindo dança flamenca e percussão afro do grupo Filhas do Som, que ajudaram a ambientar os visitantes no clima do Carnaval.
O navio-escola Juan Sebastián de Elcano, que está ancorado em Salvador, é o único porto brasileiro a receber a embarcação durante sua missão internacional. A viagem faz parte da formação militar da princesa Leonor, herdeira do trono da Espanha, que segue os passos de seu avô, o rei Juan Carlos, e de seu pai, o rei Felipe VI.
A visita também marca os 400 anos da expulsão dos holandeses do território baiano, evento histórico ocorrido em março de 1625, quando uma esquadra luso-espanhola derrotou as tropas holandesas em Salvador. Durante a confraternização, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a importância de estreitar os laços culturais entre a Bahia e a Espanha, destacando o aumento das conexões aéreas com a confirmação do quarto voo semanal de Madri para Salvador pela companhia Air Europa.
O cônsul-geral da Espanha, Ignacio Pérez Cambra, ressaltou a importância da relação estratégica entre os dois países e elogiou o acolhimento caloroso da Bahia. Na manhã de terça-feira (18), a Setur-BA participou da cerimônia de doação de uma cópia de um quadro histórico, alusivo à expulsão dos holandeses, feita pela Marinha da Espanha ao Museu Náutico da Bahia, no Forte de Santo Antônio (Farol da Barra).
No fim de semana, o navio-escola esteve aberto ao público, com uma visitação gratuita e receptivo cultural promovido pela Setur-BA. Parte da tripulação também fez um city tour pelos principais pontos turísticos de Salvador, como o Santuário do Senhor do Bonfim, o Farol da Barra e o Centro Histórico, além de degustar pratos típicos da culinária baiana.
Aspirantes como Fátima Guerrero destacaram a beleza e a história de Salvador, agradecendo pela oportunidade de conhecer a cidade durante sua missão internacional.
Com informações de Política Livre