O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta terça-feira (30) que o estado manterá uma postura firme contra o crime organizado em 2026. Em entrevista ao telejornal Jornal da Manhã, da TV Bahia, ele afirmou: “Não vamos passar a mão na cabeça do crime organizado. Bandido bom é bandido preso, longe da sociedade, sendo tratado e ressocializado dentro dos presídios”.
Jerônimo destacou que o fortalecimento da segurança pública passa pelo aumento do efetivo policial e pelo volume de investimentos. Nos últimos meses, 2 mil novos policiais militares foram incorporados, e até meados de 2026 outros 2 mil serão formados. Concursos para Polícia Civil, Polícia Penal, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros também estão em andamento.
Além do reforço de pessoal, o governador citou investimentos em armas, equipamentos de proteção, ampliação de companhias e pelotões e intensificação das operações policiais, que ocorrem quase diariamente em todo o estado. Ele citou como exemplo operações recentes no Recôncavo Baiano, que resultaram na prisão de suspeitos e no fechamento de rodovias.
Jerônimo Rodrigues também destacou a importância da atuação integrada entre Governo do Estado, governo federal e prefeituras, mencionando iniciativas municipais como iluminação pública e câmeras de monitoramento, como em Salvador. Segundo o governador, a parceria entre os diferentes níveis de governo é fundamental para garantir a segurança e enfrentar o crime organizado de forma eficiente.
Com informações do G1