Barragem Manuel Balbino, no Ceará, é totalmente refeita pelo Governo Federal

A recuperação estrutural e funcional da barragem Manuel Balbino, localizada em Caririaçu, no estado do Ceará, foi concluída com sucesso. As intervenções foram realizadas em pontos estratégicos da infraestrutura do reservatório, garantindo maior segurança hídrica e proteção às comunidades abastecidas pelo açude.

As obras foram viabilizadas por meio de parceria entre o Governo Federal, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O investimento total foi de R$ 372.306,7 com recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o Diretor de Infraestrutura Hídrica do Dnocs, Luiz Hernani Júnior, com a reestruturação, a Barragem Manuel Balbino retoma sua plena capacidade operacional, beneficiando diretamente milhares de pessoas na região do Cariri. “Essa estrutura é essencial para o abastecimento humano, o uso agropecuário e a gestão dos recursos hídricos, especialmente durante os períodos de estiagem.”

Com o objetivo de ampliar a segurança da estrutura, foram executadas ações como a limpeza e a regularização do talude de montante (lateral da barragem de terra que fica em contato com a água represada), a aplicação de formigamento (formação de camadas compactadas de solo argilo-arenoso) e a implantação de enrocamento com pedra britada. Essas intervenções são fundamentais para a estabilidade do reservatório e para a prevenção de processos erosivos.

Também foi reestruturado o coroamento da barragem – a parte superior do reservatório que funciona como via de acesso e inspeção. O local recebeu pavimentação com revestimento de alta resistência e a instalação de dispositivos de drenagem superficial, garantindo o escoamento seguro das águas pluviais.

Foi feita, ainda, manutenção e recuperação no Talude de Jusante e Sistema de Descarga e a recuperação do vertedouro e das estruturas de descarga, assim como manutenção e recuperação da tomada d’água.

A obra da barragem Manuel Balbino faz parte de uma série de ações que a Autarquia vem desenvolvendo em 2025 visando mais eficiência aos reservatórios. “Temos trabalhado incansavelmente para que o Dnocs continue cumprindo sua honrosa missão de promover o desenvolvimento do Nordeste e do norte de Minas Gerais, inseridos no semiárido brasileiro. Graças a esse esforço, milhares de famílias têm acesso à água, além de incentivo à agricultura e ao empreendedorismo sustentáveis”, destacou o Diretor-Geral do Dnocs, Fernando Leão.

Fonte: Agência Gov

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: