O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (16), em entrevista à revista Veja, que, caso continue inelegível, não acreditará mais na democracia. A declaração foi dada em uma live, onde o ex-mandatário expressou sua frustração com as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Se eu continuar inelegível, não acredito mais na democracia. Acabou a democracia”, disse Bolsonaro.
Em junho de 2023, o TSE tornou Bolsonaro inelegível por oito anos, alegando abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, especialmente após uma reunião com embaixadores em 2022, onde atacou o sistema eleitoral sem apresentar provas.
Posteriormente, o ex-presidente foi novamente condenado à inelegibilidade, desta vez por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022.
Durante a entrevista, Bolsonaro descartou a possibilidade de indicar um aliado para concorrer à Presidência em 2026. “Eu sou candidato”, afirmou, criticando a decisão que o impede de disputar o pleito.
Ele também rejeitou a ideia de lançar um de seus filhos à Presidência, como sugerido por algumas correntes dentro de seu grupo político. “Para ser presidente e fazer a coisa certa, você precisa ter uma certa experiência”, disse, em entrevista ao The New York Times publicada na quinta-feira (15).
Com informações da CNN Brasil