O secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte e pré-candidato ao governo pelo PT, Cadu Xavier, rebateu nesta segunda-feira (23) as críticas feitas pelo ex-senador José Agripino Maia (União), que afirmou que o estado vive uma “letargia” econômica. Em entrevista ao Agora RN, Cadu acusou a oposição de ser a responsável pelo atraso e defendeu os avanços da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) desde 2019.
Segundo Cadu, o Rio Grande do Norte superou um modelo ultrapassado de incentivos fiscais com a criação do Proedi, o que triplicou o número de empresas beneficiadas. Ele também destacou investimentos em setores estratégicos como turismo, comércio e agropecuária, além de 1.000 km de estradas recuperadas, que segundo ele compõem o maior programa viário do estado em 20 anos.
Na entrevista, o secretário citou ainda melhorias nas áreas de saúde, com ampliação de leitos, e educação, com a reforma de mais de 130 escolas e construção de institutos profissionalizantes (IERNs). Na segurança pública, mencionou reestruturações e contratações nas polícias.
Entre os projetos futuros, Cadu apontou a duplicação da BR-304 e a modernização da legislação ambiental, prevista para o segundo semestre de 2025. A nova lei deve descentralizar e agilizar os licenciamentos, sem abrir mão da sustentabilidade, segundo o secretário.
Cadu Xavier também afirmou que a chegada das águas da transposição do rio São Francisco e a conclusão da Barragem de Oiticica marcarão um novo ciclo de desenvolvimento no RN, reforçando a parceria com o Governo Federal.
Fonte: AGORA RN