A Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a convocação do novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, para prestar esclarecimentos sobre o escândalo de fraudes revelado pela Operação Sem Desconto. A iniciativa visa cobrar transparência e obter informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para proteger aposentados e pensionistas de descontos ilegais em seus benefícios.
A convocação foi proposta pelo presidente da comissão, deputado Ruy Carneiro (Podemos), que afirmou ser essencial entender quais são as prioridades da pasta diante das recorrentes denúncias. A audiência com o ministro será uma espécie de continuação dos questionamentos já feitos ao ex-ministro Carlos Lupi, ouvido no início do ano.
Além de Wolney Queiroz, o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, também terá que detalhar quais mudanças estão sendo implementadas na gestão para impedir novas irregularidades. Ele recentemente determinou o bloqueio de novos descontos em empréstimos consignados, medida considerada emergencial diante do rombo de até R$ 6,3 bilhões investigado pela Polícia Federal.
As audiências devem ocorrer nas próximas duas semanas e contarão ainda com a presença de representantes da Controladoria-Geral da União (CGU) e de outros órgãos de controle. O objetivo é esclarecer os rumos da Previdência Social e garantir mais segurança aos beneficiários do sistema.
Fonte: Jornal da Paraíba