Câmara de Teresina aprova moção de louvor a Alexandre de Moraes por atuação em defesa da democracia

A Câmara Municipal de Teresina aprovou, em primeira votação nesta quarta-feira (10), uma moção de louvor ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta foi apresentada pelo vereador Daniel Carvalho (MDB), que justificou a homenagem como reconhecimento aos “relevantes serviços prestados” pelo ministro na preservação do sistema democrático.

Segundo o parlamentar, a atuação de Moraes como relator da Ação Penal 2668 — que julgou a tentativa de golpe de Estado em 2021 — foi decisiva para conter ações que, segundo ele, buscavam desestabilizar as instituições. “Houve uma tentativa de mobilizar a população para desestabilizar a democracia brasileira. Se existe alguém que defendeu o Brasil dentro do STF foi o ministro Alexandre de Moraes”, afirmou.

A votação, porém, dividiu os parlamentares. Votaram contra Pedro Alcântara (PP), Samantha Cavalca (PP), Petrus Evelyn (PP), Teresina Medeiros (MDB) e Ana Fidelis (Republicanos). Juca Alves (PRD) e Samuel Alencar (União Brasil) optaram pela abstenção. Daniel Carvalho defendeu que a firmeza do STF foi essencial para evitar uma nova ruptura institucional: “Para não termos uma nova ‘Revolução’, como alguns ainda chamam 1964, era necessário pulso firme”.

 

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: