Brandão é bem avaliado em todas as regiões do estado e maioria dos maranhenses acredita que ele merece eleger seu sucessor.
A pesquisa da Quaest no Maranhão revelou que 62% dos maranhenses aprovam a gestão do governador Carlos Brandão (PSB). O dado reforça a percepção de que o governo estadual tem obtido respaldo popular, especialmente pelo foco em políticas públicas voltadas à redução da pobreza e ao desenvolvimento econômico e social.
Os dados refletem melhoras em indicadores, como os mais de 919 mil maranhenses que saíram da extrema pobreza só em 2023, um exemplo claro do foco social adotado pelo governo estadual. A recente aprovação da reforma tributária estadual pela Assembleia Legislativa, proposta pelo Executivo, garantiu os recursos para o novo programa Maranhão Livre da Fome, que prevê transferência direta de R$ 200 para famílias em situação de vulnerabilidade, somando-se ao benefício do Bolsa Família. Mas o diferencial está no olhar para o futuro: esse programa vem acompanhado de ações de capacitação e inserção no mercado de trabalho, respeitando os arranjos produtivos e as vocações regionais de cada canto do estado.
A percepção da população acompanha essa movimentação: 54% dos entrevistados acreditam que o Maranhão está indo na direção certa. Nas avaliações por áreas de atuação, educação e assistência social aparecem como os setores mais bem avaliados da atual gestão, com 57% e 50% de avaliação positiva, respectivamente.
O Maranhão tem vivenciado avanços em áreas como saúde, segurança pública, turismo e cultura, e tem se destacado também na atração de investimentos privados. Um dos reflexos disso é o aumento da malha aérea estadual, em um movimento contrário ao de outras regiões do país que vêm enfrentando redução de voos.
A aprovação de Brandão é consistente em diferentes regiões do estado. A avaliação positiva atinge 69% no Leste, 64% no Centro-Sul, 62% no Norte, 57% em São Luís e 54% no Oeste, demonstrando capilaridade no apoio popular.
Outro ponto relevante da pesquisa é que 53% dos maranhenses acreditam que o governador Carlos Brandão merece eleger seu sucessor. A percepção é de que Brandão se consolidou como uma liderança política no Maranhão, após longa trajetória na vida pública, com participação em diversos governos e, atualmente, em seu segundo mandato como governador do estado.
Na avaliação do governo federal, a pesquisa Quaest aponta que 36% dos maranhenses consideram o governo Lula (PT) como positivo, enquanto 33% avaliam como regular e 30% como negativo. Os dados indicam um cenário de percepção dividida, com leve predominância de avaliações favoráveis. Ainda assim, parte da população reconhece positivamente a integração entre as ações do governo estadual e federal, especialmente nas áreas sociais e econômicas.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Quaest em parceria com o Grupo Mirante, no período de 29 de março a 3 de abril de 2025. Foram ouvidos 1.404 entrevistados com 16 anos ou mais, por meio de entrevistas presenciais com aplicação de questionário estruturado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A amostra foi calibrada com base em dados do IBGE – PNADC 2023 e Censo 2022, garantindo representatividade em relação às variáveis sociodemográficas do estado.
Aspas Governador Carlos Brandão:
“Recebo com muita alegria mais esse reconhecimento, agora confirmado pela Pesquisa Genial/Quaest, fruto de muito trabalho e dos esforços diários de toda uma equipe comprometida com o bem-estar da nossa população. Temos muitos desafios pela frente, mas seguimos firmes no propósito de sempre garantir dias melhores ao povo maranhense. Com seriedade, vamos continuar avançando e entregando mais resultados para o Maranhão. O ano de 2025 será de colheita de tudo que plantamos desde o início do nosso governo. Vamos em frente!”