Carnaval do Maranhão 2026 deve reunir mais de 4 milhões de foliões na Avenida Litorânea

São Luís se prepara para viver mais uma edição histórica do Carnaval do Maranhão 2026, no Circuito Vem Pro Mar, que acontece de 13 a 17 de fevereiro de 2026, reunindo grandes atrações locais, regionais e nacionais em um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital maranhense: a Avenida Litorânea. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão e executado por meio da Secretaria de Estado da Cultura, deve reunir mais de 4 milhões de foliões ao longo dos cinco dias de programação e consolida-se como um dos maiores carnavais do Nordeste, fortalecendo a cultura, impulsionando o turismo e gerando emprego e renda.

Nesta sexta-feira, 13, a programação inicia às 17h com Chicabana. Em seguida, apresentam-se o Bloco dos Defiças, Alok, Nattan, PP Júnior e, encerrando a programação do dia, Thais Moreno.

O sucesso da temporada pré-carnavalesca já deu o tom da festa neste ano. Durante as semanas que antecederam o Carnaval oficial, milhares de foliões ocuparam os circuitos e espaços culturais da capital, celebrando a diversidade rítmica do Maranhão — do samba ao reggae, do axé às tradicionais manifestações da cultura popular. A expressiva participação popular e a presença de turistas de diversas regiões do país confirmaram o aquecimento do setor de serviços e o fortalecimento da cadeia produtiva do entretenimento.

No circuito oficial da Litorânea, a expectativa é de recorde de público ao longo dos cinco dias de programação, quando 50 artistas e grupos passarão pelo palco. Destes, 16 são atrações nacionais. A estrutura montada na Avenida Litorânea garante conforto, segurança e acessibilidade para que maranhenses e visitantes aproveitem a festa com tranquilidade. A programação contempla artistas que ampliam o alcance do evento e reforçam o Maranhão no calendário dos grandes carnavais brasileiros.

O Governo do Estado destaca que o Carnaval da Litorânea é também uma importante política pública de desenvolvimento econômico. A festa movimenta setores como hotelaria, bares e restaurantes, transporte, comércio informal e serviços diversos. A estimativa é de que milhares de empregos diretos e indiretos sejam gerados durante o período, beneficiando ambulantes, músicos, produtores culturais, técnicos e trabalhadores de várias áreas.

“O Carnaval da Litorânea é uma vitrine da nossa identidade cultural. Além de promover entretenimento de qualidade, ele impulsiona o turismo e fortalece a economia criativa. Cada investimento retorna em desenvolvimento e renda para a população”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Além do impacto econômico, o Carnaval consolida-se como vitrine da cultura maranhense e ferramenta estratégica para a promoção do destino Maranhão em âmbito nacional.

Segundo o Governo do Estado, a expectativa é que a edição de 2026 supere os números dos anos anteriores, tanto em público quanto em movimentação financeira, reafirmando o compromisso com a valorização cultural, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.

Programação

Circuito Vem Pro Mar – Avenida Litorânea

Dia 13/02 – SEXTA-FEIRA

17h Chicabana
18h Bloco dos Defiças
19h Alok
20h30 Nattan
21h15 PP Junior
22h30 Thais Moreno

Dia 14/02 – SÁBADO

11h Samba da Tamarineira
12h Jeydson Araujo
13h Paulinho Melodia
14h Bloco 100 Sigilo
15h Claudia Leitte
16h Nubia
17h Zé Cantor
18h Os Tropix
19h Bloco da Anitta
20h Confraria do Copo
21h Erick Andrade

Dia 15/02 – DOMINGO

11h Bloco Mixiricu
12h Bloco do Cruz
13h Grupo Griô
14h Jeguefolia
15h Bloco 24/48
16h Bloco do Reggae GDAM
17h Calcinha Preta
18h Bicho Terra
19h Zé Vaqueiro
20h Márcio Kizoeira
21h Felipe Amorim

Dia 16/02 – SEGUNDA

11h Sindicato do Samba
12h Marabloco
13h Feijoada Completa
14h Mix in Brazil
15h Bloco da Enme
16h Mari Fernandez
17h Hot Mix
18h Xand Avião
19h Nanda Furttado
20h Dennis DJ
21h Banda Vagabundos Du Jegue

Dia 17/02 – TERÇA

11h Grupo Reflexão
12h A Máquina de Descascar’Alho
13h Patricia Linhares
14h Blocão do Jacaré
15h Durval Lelys
16h Samba de Reis
17h Wesley Safadão
18h Bloco Jamaica Brasileira
19h Eric Land
20h Baile do PV
21h Sambaceuma

 

Fonte: Secom Maranhão

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: