O deputado federal Castro Neto (PSD-PI) foi o primeiro parlamentar do Piauí a declarar apoio formal à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O requerimento para abertura da CPI foi protocolado na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (30) e já conta com 185 assinaturas de parlamentares de 14 partidos.
Em vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (3), Castro Neto afirmou ter assinado o requerimento e prometeu acompanhar de perto as investigações. “Isto é uma vergonha, é desprezível […] Tem que ser investigado e vai ter punição”, disse, destacando a gravidade das fraudes que teriam causado um prejuízo superior a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, com descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas.
Membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Comissão de Previdência da Câmara, o deputado enfatizou o impacto do esquema sobre os mais vulneráveis. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União investigam ao menos 11 entidades e associações suspeitas de envolvimento em crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.