Em entrevista ao portal Política por Dentro nesta terça-feira (26), o deputado federal Duarte Jr. (PSD-MA), eleito vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no sistema de benefícios previdenciários, afirmou que a prioridade agora é garantir avanços concretos na investigação e responsabilizar os envolvidos. A eleição do parlamentar ocorreu por votação simbólica após acordo entre governistas e oposição, destacando seu perfil técnico e histórico de atuação em CPIs no Maranhão.
“Hoje foi um bom exemplo que demos à sociedade brasileira. Houve uma comunhão entre direita e esquerda em apoiar meu nome, justamente por esse compromisso técnico”, destacou Duarte Jr., relembrando ações que liderou no estado, como a redução no preço da gasolina, considerada a mais barata do país na época. Segundo ele, a CPMI deve focar na atuação de grupos criminosos que atuaram de forma organizada para fraudar o INSS, e não em disputas partidárias.
O parlamentar chamou atenção para os impactos causados pelas fraudes em pessoas vulneráveis, como idosos, beneficiários do BPC e pessoas com deficiência. “Hoje, pessoas com deficiência permanente estão sendo convocadas para reavaliação sem necessidade. Ninguém deixa de ser autista ou tetraplégico. Essa situação é desumana e tem que acabar”, afirmou.
Duarte Jr. defendeu ainda que os investigados devem ser convocados e não apenas convidados para prestar esclarecimentos. “ Convidado, a gente convida pra uma festa, aqui a gente tem que convocar pra dar resposta à população, porque o povo brasileiro tem pressa e tá cansado de ser roubado“, disse.
Para ele, a comissão precisa ir além de uma investigação superficial e trabalhar para recuperar os valores desviados. “É hora de acabar com tudo isso e garantir o direito de todo cidadão brasileiro”, concluiu.
Reportagem: Larisse Lopes