Damares Alves pede impeachment de Carlos Lupi por omissão em caso de fraudes no INSS

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou nesta terça-feira (29) uma ação na Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando o impeachment do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A parlamentar o acusa de omissão diante das suspeitas de fraudes em descontos indevidos aplicados a beneficiários do INSS, afirmando que ele ignorou alertas registrados em atas do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), órgão presidido por ele.

Segundo Damares, a inação de Lupi diante dos avisos contribuiu para a continuidade do esquema fraudulento, ampliando os prejuízos aos cofres públicos. Ela argumenta que tal conduta configura crime de responsabilidade por violar a probidade administrativa. “Não é crível que um Ministro de Estado, que tem sob seu comando um dos maiores mecanismos de pagamentos de benefícios do mundo, saber que tal autarquia é alvo de tão graves denúncias e ficar inerte”, declarou.

Em resposta, o ministro Lupi afirmou, nesta segunda-feira (28), que não pode ser responsabilizado “por erros de terceiros” e reforçou que as auditorias foram solicitadas pelo próprio ministério. “Não somos citados no inquérito por nenhuma irregularidade, muito menos por omissão”, afirmou, destacando que o relatório da Polícia Federal será crucial para esclarecer responsabilidades.

A PGR ainda não se manifestou oficialmente sobre o pedido da senadora.

Fonte: CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: