“Deixe de ser um abutre”, dispara Chico Lucas contra Ciro Nogueira

Após a trágica morte do vereador Thiciano Ribeiro e da ex-comandante da Guarda Civil de Parnaíba, Penélope de Brito, assassinados a tiros na manhã desta quarta-feira (27) no centro de Teresina, o caso ganhou repercussão nacional e gerou forte embate político no estado do Piauí.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), em publicação nas redes sociais, classificou o crime como mais uma evidência do que chamou de “caos da segurança” no estado.

“Não é mais sensação de insegurança, é a realidade. Até quando o governo vai se omitir?”, escreveu o senador

A resposta veio de forma dura por parte do secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, que acusou o senador de tentar explorar politicamente a tragédia.

“Senador, deixe de ser um abutre! Querer explorar a dor alheia, de duas famílias enlutadas por conta de um crime odiento. Você nunca fez nada pela segurança nas décadas que está no Congresso”, rebateu Chico Lucas.

O secretário ainda criticou a atuação parlamentar de Ciro Nogueira e sua relação com pautas que, segundo ele, “objetificam as mulheres e estimulam a violência de gênero”.

O caso

Thiciano Ribeiro, vereador do PL de Parnaíba, e Penélope de Brito, ex-chefe da Guarda Civil do município, foram mortos a tiros por um homem que os surpreendeu enquanto caminhavam em uma rua do centro de Teresina. Câmeras de segurança registraram o momento do crime: o suspeito se aproxima pelas costas e realiza vários disparos à queima-roupa. Ele fugiu a pé.

 

Francisco Fernando Castro, de 38 anos, suspeito de assassinar o vereador Thiciano Ribeiro e Penélope de Brito, ex-chefe da Guarda Civil de Parnaíba, foi preso nesta quarta-feira (27) em Teresina. Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento em que ele foi abordado por policiais civis no bairro Parque Piauí.

Francisco, que também é guarda municipal e ex-marido de Penélope, estava escondido na casa de um familiar e foi interceptado ao sair do local em um veículo. Ele estava sozinho no carro, que foi cercado por um carro descaracterizado da polícia.

Durante a abordagem, os agentes apreenderam com ele uma carabina, duas pistolas, dois carregadores, mais de 12 munições, além de três celulares, carteira, relógio, notebook, chave do carro e uma quantia em dinheiro. O material será periciado.

Penélope deixa um filho de 5 anos. O casal era conhecido no cenário político de Parnaíba. Thiciano havia assumido o cargo de vereador em maio deste ano, após a morte do vereador Brunão.

A tragédia interrompeu uma audiência pública sobre o Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, que estava sendo realizada na Câmara Municipal de Parnaíba.

Reportagem: Larisse Lopes

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: