A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou, na última quarta-feira (31), um projeto de resolução na Câmara dos Deputados para conceder o título de cidadão honorário do Brasil ao deputado italiano Ângelo Bonelli. A iniciativa reconhece a atuação do parlamentar europeu na localização e prisão de Carla Zambelli (PL-SP), que estava foragida na Itália desde junho.
Segundo o embaixador da Itália no Brasil, Renato Mosca, Bonelli foi o responsável por relatar às autoridades italianas o paradeiro de Zambelli, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por crimes ligados à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à inserção de documentos falsos.
Na justificativa do projeto, Bomfim ressalta que Bonelli “pressionou ativamente” pela captura e extradição da parlamentar bolsonarista, contribuindo para a cooperação entre os sistemas de Justiça do Brasil e da Itália. Nas redes sociais, a deputada afirmou que o título “é uma homenagem pelos serviços prestados e por ter honrado valores como justiça e democracia”.
Zambelli teve seu nome incluído na lista de procurados da Interpol em junho, o que permitiu a cooperação internacional. Ela foi presa na última terça-feira (29) na Itália, dando início ao processo de extradição para que cumpra pena no Brasil.
Fonte: CNN Brasil