Em entrevista à nossa equipe, o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos-PI) abordou as especulações sobre uma possível federação entre os partidos Republicanos, União Brasil e Progressistas, visando as eleições de 2026. Segundo o parlamentar, os diálogos entre as legendas já acontecem desde o final de 2023 e continuam em andamento ao longo de 2024, mas ainda estão em um estágio preliminar.
“Os diálogos sempre existem, desde o final de 2023, e ao longo de todo o ano de 2024, os três partidos — União Brasil, Republicanos e Progressistas — buscam um consenso para formar um bloco maior, mais fortalecido, para que possamos levar mais benefícios aos nossos estados e cuidar ainda mais do Brasil. Mas é tudo ainda diálogo, nada oficial”, explicou Alencar.
O deputado destacou que qualquer avanço mais significativo nas conversas só deverá ocorrer após a eleição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, marcada para o dia 1º de fevereiro. “Até o dia 1º de fevereiro, quando teremos a eleição do novo presidente da Câmara e do novo presidente do Senado, não esperamos grandes avanços nessas conversas. Acredito que, após esse momento, teremos um segundo momento, com discussões mais avançadas”, afirmou.
De acordo com Alencar, o foco será entender a viabilidade de uma convergência, tanto na força do bloco, quanto nas questões locais, como eleições municipais e estaduais. “Precisamos conciliar as situações nos estados e municípios, avaliando onde o Progressistas, o União Brasil e o Republicanos têm presença forte. São esses os próximos passos que vamos dar”, completou.
Apesar das conversas em andamento, o parlamentar ressaltou que, por enquanto, tudo ainda está no campo das especulações, e que a definição de uma federação formal só será possível após a eleição dos líderes das duas casas legislativas.