Notícias políticas no Brasil e no mundo

Larisse Lopes

Deputado solicita liberação de R$ 10 Milhões para estudo de viabilidade do canal de integração do sertão piauiense

Em busca de avanços para a transposição do Rio São Francisco no Piauí, o deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), se reuniu nesta segunda-feira (16) com o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, no Palácio do Planalto, em Brasília. O objetivo do encontro foi solicitar o apoio do Governo Federal para a liberação de R$ 10 milhões para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social do Canal de Integração do Sertão Piauiense.

Franzé Silva explicou que, em outubro deste ano, o projeto já recebeu um sinal positivo da Comissão de Orçamento no Congresso Nacional, com a inclusão do recurso no Orçamento de 2025. Agora, com a reunião em Brasília, o parlamentar busca acelerar o processo e garantir que, no próximo ano, os estudos necessários para a viabilização do canal possam ser iniciados.

“Estamos buscando acelerar esse projeto de grande importância para a transposição do Rio São Francisco, que vai beneficiar diretamente diversas regiões semiáridas do estado. Queremos verificar a possibilidade de iniciar, em 2025, o Estudo de Viabilidade Técnica para que possamos avançar com a obra nos próximos anos”, afirmou Franzé Silva.

O Canal de Integração do Sertão Piauiense é uma obra estratégica que tem como objetivo integrar as águas do Rio São Francisco às bacias dos rios Piauí e Canindé, beneficiando cerca de 89 municípios localizados na região semiárida do estado, onde a escassez hídrica representa um grande obstáculo ao desenvolvimento local.

Com a implementação do canal, mais de um milhão de habitantes serão beneficiados, tendo acesso a uma fonte de água regular e potável, o que pode transformar a realidade das populações que enfrentam sérias dificuldades de abastecimento. A obra, que é considerada essencial para o desenvolvimento econômico e social da região, representa uma grande promessa de melhoria da qualidade de vida para os piauienses.

Com informações de Gabriel Spies/Ascom UNALE

Últimas
Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: