Edson Fachin é eleito presidente do STF para o biênio 2025-2027; Moraes será vice

O ministro Edson Fachin foi eleito nesta quarta-feira (13) como o próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A eleição, realizada no início da sessão plenária, seguiu o rito de formalidade e respeitou a tradição de alternância por antiguidade na Corte. O ministro Alexandre de Moraes foi escolhido como vice-presidente. A posse da nova gestão está marcada para o final de setembro.

Com o novo cargo, Fachin também assumirá a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e passará a representar oficialmente o Judiciário brasileiro. Nomeado ao STF em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), Fachin é conhecido por adotar uma postura discreta e por evitar declarações públicas — em contraste com o atual presidente Luís Roberto Barroso.

Nos bastidores, a transição também reacende especulações sobre uma possível saída de Barroso do Supremo. Segundo apuração da CNN, o ministro estaria insatisfeito com o cenário geopolítico, especialmente após supostas sanções dos EUA que teriam incluído o cancelamento de seu visto americano. Barroso tem fortes laços com os Estados Unidos, onde ministra aulas em Harvard, viaja com frequência e tem um filho que trabalha em Miami.

Fonte: CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: