Eduardo Bolsonaro admite desejo de disputar Presidência caso pai siga inelegível 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nesta sexta-feira (29) que pretende disputar a Presidência da República em 2026 caso seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), permaneça inelegível. Em entrevista ao portal Metrópoles, o parlamentar afirmou ainda que pode deixar o Partido Liberal se o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), for filiado à sigla e assumir protagonismo como presidenciável.

“Se o meu pai não puder se candidatar, eu gostaria de sair candidato”, disse Eduardo, que está nos Estados Unidos desde fevereiro. “Se o Tarcísio vier para o PL, eu não terei espaço. Estou no meu terceiro mandato, sei como a banda toca. Teria que ir para outro partido.”

Atualmente, Eduardo cumpre o mandato de forma remota e pediu autorização oficial à Câmara para seguir atuando dos EUA, alegando perseguição política e impossibilidade de retornar ao Brasil. Ele afirma que consegue “perfeitamente” exercer suas funções à distância e que a decisão agora cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Em relação à campanha presidencial, Eduardo admitiu a possibilidade de lançar uma “campanha virtual”, algo inédito na política brasileira. Segundo ele, a expectativa é que uma anistia seja aprovada até lá, abrindo espaço para as candidaturas de figuras hoje inelegíveis, como Jair Bolsonaro.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: