Eduardo Bolsonaro diz sentir “orgulho” em virar réu no STF após denúncia por coação

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta segunda-feira (17) que considera “motivo de orgulho” ter sido transformado em réu pelo Supremo Tribunal Federal. A declaração, feita em sua conta no X, vai na contramão da decisão unânime dos ministros da Primeira Turma, que aceitaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República por coação no curso do processo.

A PGR acusa o parlamentar de articular, nos Estados Unidos, sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras, com o objetivo de interferir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eduardo está em território norte-americano desde fevereiro, e sua atuação teria buscado pressionar o STF a encerrar processos sobre tentativa de golpe sem condenações.

No voto que abriu o placar, o relator Alexandre de Moraes afirmou haver “relevantes indícios” de que as ações do deputado visavam criar um ambiente de instabilidade institucional e econômica, como forma de coagir ministros da Corte a decidirem a favor do ex-presidente. O procurador-geral Paulo Gonet reforçou que Eduardo usou sua rede de contatos nos EUA para tentar influenciar autoridades estrangeiras.

Apesar de todos os ministros já terem votado, o resultado será oficializado apenas em 25 de novembro, quando o julgamento será encerrado.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: