O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou a autorização para a realização de cerca de 13.500 novas cirurgias eletivas, com o objetivo de ampliar e agilizar o acesso da população aos procedimentos de saúde. O novo edital de credenciamento permite, pela primeira vez, que além de instituições privadas, também hospitais públicos e filantrópicos sejam contratados para executar as cirurgias.
As especialidades contempladas são: cardiologia (adulto e pediátrica), ortopedia, endometriose e oftalmologia.
“Autorizei a contratação de cerca de 13.500 cirurgias eletivas a mais, para que também possam ser feitas em hospitais privados, públicos e filantrópicos”, destacou Elmano nas redes sociais. “Antes, o credenciamento de cirurgias extras era apenas de instituições privadas.”
Segundo o governador, somente em 2024 já foram realizadas mais de 44 mil cirurgias eletivas pela rede pública estadual. Desde o início de sua gestão, o número já ultrapassa 324 mil procedimentos.
“Seguimos firmes, trabalhando com dedicação para garantir saúde de qualidade para todas e todos os cearenses!”, completou.
A medida visa reduzir a fila de espera por cirurgias no estado e reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.
Por: Larisse Lopes