Notícias políticas no Brasil e no mundo

Larisse Lopes

Embrapa e cooperativa de Alagoas investem em fermentados de jabuticaba

A Embrapa e a Coopcam, Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa de Alagoas, localizada em Palmeira dos Índios (AL), estão aprimorando o desenvolvimento de fermentados à base de jabuticaba. Entre os dias 25 e 27 de novembro, produtores e pesquisadores participaram de uma capacitação na Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), focada no processo de elaboração dessas bebidas.

O evento também incluiu uma visita técnica à Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), na Bahia, onde os membros da Coopcam conheceram boas práticas de produção e gestão. O projeto faz parte da iniciativa “Inclusão Socioprodutiva de Agricultores Familiares Camponeses do Agreste Alagoano”, coordenado pela Embrapa Alimentos e Territórios, em parceria com outras unidades da Embrapa.

Os produtores estão aprimorando a fermentação da jabuticaba, com foco na melhoria do sabor e na adequação à legislação do Ministério da Agricultura. Técnicas de fermentação da uva, como a maceração a frio, foram adaptadas para a fruta. A capacitação também abordou a criação de novos produtos, como o fermentado gaseificado, ampliando as opções para comercialização.

José Fernando Silva, tesoureiro da Coopcam, destacou a importância da troca de conhecimentos, enquanto as pesquisadoras da Embrapa orientaram sobre como melhorar o produto para conquistar o mercado local e nacional. O objetivo é garantir uma produção de qualidade, com maior aceitação e potencial nutricional.

Fonte: Agência Gov

Últimas
Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: