Ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro é conduzido pela polícia na Itália

O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no TSE, Eduardo Tagliaferro, está sendo conduzido neste momento pela polícia italiana até uma delegacia. Ainda não está confirmado se ele foi formalmente preso ou se terá apenas de assinar uma ordem de restrição de locomoção no país.

Tagliaferro, que comandou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral, ficou conhecido por fazer denúncias contra o ministro do STF e outras autoridades envolvidas em investigações de atos antidemocráticos.

Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por vazar mensagens trocadas entre servidores do gabinete de Moraes. Em setembro, o ministro solicitou sua extradição ao governo italiano. O Ministério da Justiça encaminhou o pedido ao Itamaraty em 20 de agosto.

Com cidadania italiana, Tagliaferro está no país europeu desde que deixou o Brasil para escapar de possíveis ações judiciais. Nesta quarta-feira (1º), ele participaria por videoconferência de uma comissão da Câmara dos Deputados para apresentar denúncias que vem fazendo a partir da Itália. Com a ação da polícia italiana, sua participação ficou incerta.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: