Em entrevista ao portal Política por dentro com exclusividade o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) revelou nesta nesta terça-feira (11), os últimos detalhes sobre o andamento das negociações para o fechamento da peça orçamentária de 2025. Cajado detalhou os pontos pendentes a serem resolvidos em uma reunião crucial marcada para às 17 horas, na presidência da Comissão de Orçamento.
De acordo com o deputado, o encontro reunirá os líderes da comissão, o presidente da CMO e o relator geral, senador Ângelo Coronel, para discutir as indicações do governo federal e os ajustes necessários no orçamento. “Até ontem, ainda faltavam indicações do governo para o Vale-Gás, o Pé-de-meia e aproximadamente R$ 2 bilhões para complementar recursos que não foram empenhados no ano passado”, explicou Cajado.
A reunião de hoje, de acordo com Cajado, visa resolver esses impasses, com o presidente da CMO, deputado Júlio Arcoverde, informando que uma reunião com a ministra Gleisi Hoffmann já havia ocorrido pela manhã. Cajado também mencionou que o senador Ângelo Coronel está no Palácio Planalto, onde busca concluir os entendimentos com o governo sobre os recursos necessários. “Com essa reunião, teremos as questões equacionadas, e o relatório será publicado no próximo domingo, até meia-noite, para que todos tenham acesso na segunda-feira”, completou.
O cronograma segue com a leitura do relatório do orçamento no plenário da Comissão de Orçamento na terça-feira (17) e, caso tudo ocorra conforme o planejado, a votação no plenário do Congresso Nacional será realizada na quarta e quinta-feira da próxima semana. A expectativa é que, até o final dessa semana, as pendências sejam resolvidas, permitindo a continuidade dos processos legislativos.