Fátima Bezerra confirma renúncia para disputar o Senado e articula sucessão no RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou que deixará o cargo até o início de abril para disputar o Senado Federal. O anúncio foi feito durante sua última mensagem anual na Assembleia Legislativa, onde afirmou que o estado vive situação administrativa melhor do que a encontrada em 2019.

Na ocasião, Fátima afirmou estar convicta de que a situação administrativa do estado é “muito melhor” do que quando assumiu o governo, há sete anos. Ela também ressaltou que sua pré-candidatura ao Senado, assim como a pré-candidatura do secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, ao governo do estado, conta com o aval do PT nacional e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a saída prevista da governadora e do vice-governador Walter Alves (MDB) — que também pretende renunciar para disputar uma vaga de deputado estadual —, será necessária a realização de uma eleição indireta na Assembleia Legislativa para escolher o governador que cumprirá o chamado “mandato-tampão” até dezembro. Fátima afirmou que trabalha para viabilizar um nome comprometido com o projeto político iniciado em 2019.

O PT estadual anunciou que apresentará candidato próprio para a eleição indireta. Nos bastidores, a governadora articula o nome de Cadu Xavier para o cargo. A legenda classificou a decisão de Walter Alves como um rompimento com o projeto político vigente.

 

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: