Com informações do TJPB
A desembargadora Fátima Maranhão foi designada, na última sexta-feira (7), para presidir o Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário estadual. A decisão foi publicada no Diário da Justiça eletrônico (DJe) e assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho. O Comitê tem como objetivo promover maior participação das mulheres no cenário jurídico, especialmente diante da desigualdade na ocupação de cargos no Judiciário, conforme apontam dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A primeira reunião do Comitê será realizada por videoconferência na próxima segunda-feira (10), às 11h. Em sua fala, a presidente do Comitê destacou a importância da iniciativa: “O nosso objetivo é, justamente, fazer um estudo, uma análise para que as mulheres do Judiciário tenham a mesma participação que os homens têm. Hoje, somos quase 50% da magistratura paraibana e não ocupamos, proporcionalmente, os mesmos cargos do Poder”, afirmou Fátima Maranhão.
O Comitê é composto por várias juízas e servidoras do TJPB, incluindo Lessandra Nara Torres Silva, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, Isabella Joseane Assunção, Audrey Kramy Araruna Gonçalves, Aylzia Fabiana Borges Carrilho, Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva, Carmen Helen Agra de Brito, além das servidoras Anna Carolina Aires Tenorio Machtoub, Sara Neves Guerra Andriola e Virgínia Carla Queiroga Urtiga Pereira.
A juíza Isa Mônia Vanessa, uma das integrantes do Comitê, lembrou que a iniciativa já existia, mas sua composição foi renovada. Ela afirmou: “Nossa primeira reunião será nesta segunda-feira, para que a gente possa traçar os objetivos para o biênio (2025/26), e fazer com que realmente a mulher tenha uma maior participação dentro do Poder Judiciário, através de equiparação de números, de cargos de nomeação, de comissões, de direções e de desempenho de funções de lideranças.”
Com informações do TJPB