O governador Rafael Fonteles participa, nesta sexta-feira (1º), às 12h, do encerramento do Nordeste Export 2025, principal fórum sobre logística, infraestrutura e transportes da região, evento que iniciou nesta quinta-feira (31), em Teresina, no Hotel Blue Tree Towers, com uma programação diversificada durante todo o dia, voltada para inovação. Também estará presente na solenidade de encerramento o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O objetivo do fórum é aproximar o setor público e privado para buscar soluções conjuntas. Empresários, especialistas e autoridades debatem os principais gargalos e oportunidades de investimento capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Nordeste. Entre os destaques da programação estão o andamento das obras da Transnordestina e os desafios de armazenagem e escoamento de cargas do Piauí até os portos do Ceará e Maranhão. O debate sobre a transição energética no Nordeste também tem destaque, com um painel moderado pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz, e participação de representantes do Porto do Itaqui, Complexo Portuário do Pecém, Equatorial Energia, Senai Piauí e Companhia Porto Piauí.
Segundo o presidente do Conselho do Piauí Export, Islano Marques, o evento é uma oportunidade de reunir empresários, representantes dos governos municipais e estaduais da região, além do governo federal e do Judiciário. “É um espaço para o Nordeste, como um todo, discutir os melhores caminhos, trocar experiências e apontar ideias para o nosso futuro no comércio exterior”, destacou o gestor.
Promovido pelo Grupo Brasil Export, o evento conta com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), além do apoio técnico das principais agências reguladoras do país: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Fonte: Secom Piauí