A galeria de fotos dos ex-presidentes da República, localizada no saguão principal do Palácio do Planalto, foi atualizada nesta sexta-feira (2) para incluir as datas de início e término dos mandatos de cada chefe do Executivo. Até então, a galeria exibia apenas as datas de nascimento e morte, enquanto os períodos de governo eram informados em uma placa separada. A mudança atende a uma cobrança feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do ano.
Além das novas informações sob cada imagem, as fotos agora contam com QR-Codes que direcionam o visitante para a biografia do ex-presidente correspondente no site do Arquivo Nacional. A exceção é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo QR-Code leva, por enquanto, ao site da Biblioteca da Presidência da República, já que sua página oficial ainda está em atualização.
O diretor de Documentação Histórica do Gabinete Pessoal da Presidência, Jackson de Brito Raymundo, informou que a atualização também corrige erros de grafia e datas de nascimento identificados anteriormente. A galeria, composta por 39 retratos em preto e branco — com exceção da imagem colorida do presidente em exercício —, havia sido restaurada após ser alvo de vandalismo nos ataques de 8 de janeiro de 2023.
Durante visita à galeria em janeiro deste ano, Lula criticou a ausência de informações mais completas sobre os contextos políticos de cada mandato. Na ocasião, defendeu que o espaço deveria informar, por exemplo, os motivos de impeachments, os números de votos obtidos nas eleições e o legado de cada governo. “Tem que saber o que aconteceu”, afirmou o presidente.
A reformulação da galeria busca tornar o espaço mais informativo para o público e valorizar a memória política e institucional do país.
Fonte: CNN Brasil