Gleisi elogia Hugo Motta em meio a crise sobre aumento do IOF

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, elogiou nesta segunda-feira (16/6) a atuação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em meio à tensão entre Legislativo e Executivo causada pelas medidas do governo para compensar o recuo no aumento do IOF.

Gleisi destacou a “responsabilidade e firmeza” de Motta na condução dos acordos com o governo e elogiou sua liderança por garantir previsibilidade na pauta legislativa. A declaração acontece após reunião entre Lula, ministros e Hugo Motta, no sábado (14), no Palácio da Alvorada, para discutir a possível votação do regime de urgência do projeto que derruba o decreto do IOF.

“O relacionamento do presidente Hugo Motta com o governo do presidente Lula tem se caracterizado por responsabilidade e firmeza nos encaminhamentos acordados em comum. No comando da Câmara, trouxe previsibilidade na pauta legislativa, sempre fruto do colégio de líderes, que expressa manifestações dos parlamentares”, escreveu a ministra na rede social X.

A ministra também comentou a cobrança de Motta por liberação de emendas parlamentares, afirmando que a aprovação tardia do orçamento, em abril, tem causado atrasos nos pagamentos.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende o aumento do IOF, apresentado pelo deputado Zucco (PL-RS), está na pauta da Câmara. O governo, por sua vez, já recuou em parte do decreto, revogando a alta do IOF sobre operações de crédito do tipo “risco sacado”, mas manteve a taxação sobre seguros VGBL com aportes elevados.

Fonte: Metrópoles

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: