Governo de Sergipe empossa novos procuradores do Estado

Representando o governador Fábio Mitidieri, o governador em exercício, Zezinho Sobral, deu posse, nesta segunda-feira, 15, a cinco novos procuradores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A cerimônia marcou o fortalecimento do corpo jurídico estadual e a recomposição integral do quadro de procuradores do órgão, fato inédito na história da instituição.

Nomeados no último dia 18 de novembro pelo governador Fábio Mitidieri, os novos membros integram a lista de excedentes do concurso público da PGE, realizado em novembro de 2023. Com as nomeações, a Procuradoria passa a contar com 65 procuradores em atividade, preenchendo o  total dos cargos previstos em lei.

Foram empossados os procuradores George Oliveira Montes, Thiago Guimarães Santos Meneses, Marcelo Marcos de Medeiros, Rodrigo Ferreira Forte e Júlio Cezar de Oliveira Matos.

Durante a solenidade, o governador em exercício destacou o compromisso da atual gestão com a valorização do serviço público e o fortalecimento institucional do Estado. Zezinho Sobral lembrou que o Governo de Sergipe já realizou mais de 30 concursos públicos ao longo da gestão e ressaltou o impacto direto da recomposição do quadro da PGE na qualidade da administração pública. “Hoje, damos posse a mais cinco procuradores do Estado, completando, pela primeira vez na história, o quadro de procuradores. Isso significa atender melhor o Estado, dar mais segurança aos gestores e permitir que os processos tramitem com mais velocidade”, afirmou.

Segundo Zezinho Sobral, a atuação da Procuradoria é fundamental para a boa governança. “Não trazemos aqui apenas um processo para um parecer, trazemos uma necessidade do Estado a ser atendida. A Procuradoria sempre orienta, alerta e aponta caminhos viáveis para que o gestor possa fazer a melhor gestão pública possível”, completou.

O governador em exercício também ressaltou o papel histórico da PGE na formação de quadros que contribuíram para diversas áreas do Estado, destacando que os novos procuradores ingressam em uma carreira sólida e estratégica. “Vocês participarão efetivamente das decisões administrativas que colocarão Sergipe no patamar de excelência que todos nós desejamos”, concluiu.

Quadro completo 

O procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior, destacou que a posse representa um momento histórico para a instituição, que alcança a plenitude de seu quadro funcional, fortalecendo a atuação jurídica do Estado em todas as áreas. “Com a chegada desses cinco novos procuradores, a nossa instituição alcança a plenitude do seu quadro e passa a estar ainda mais preparada para defender o interesse público, prestar consultoria jurídica e atuar perante o Poder Judiciário”, afirmou.

De acordo com o procurador-geral, o reforço no efetivo trará mais agilidade e eficiência aos processos administrativos e judiciais. “Agora, temos maior capacidade de entregar respostas, exercer nossa atividade constitucional de forma eficiente e contribuir diretamente para a efetivação das políticas públicas nas mais diversas áreas do governo”, ressaltou.

Carlos Pinna Júnior também enfatizou que os novos procuradores ingressam em uma instituição de excelência, construída ao longo de mais de quatro décadas por profissionais comprometidos com a segurança jurídica e com a realidade social. “Por trás de cada processo existe uma vida, um cidadão, um servidor. E a Procuradoria tem conseguido conciliar a robustez técnica com a sensibilidade humana”, frisou.

A corregedora da PGE, Dra. Gilvanete Losilla, destacou o caráter simbólico e o peso da responsabilidade que marca o ingresso na carreira. “Vocês serão filhos das obras que produzirem nesta PGE, das atitudes e do compromisso que assumem hoje. Este é um dia de alegria, mas, sobretudo, de responsabilidade com a história que vocês passam a construir”, pontuou, durante a leitura do termo de posse.

O presidente da Associação dos Procuradores do Estado (Apese), Augusto Melo, ressaltou a importância da advocacia pública no fortalecimento da governança e na efetivação das políticas públicas. “O desafio da carreira, hoje, não é apenas ser advogado, mas atuar junto ao gestor, mostrando a importância da advocacia pública para que as políticas públicas sejam efetivadas com estrutura, segurança e eficiência”, considerou.

Representando os procuradores recém-empossados, Júlio Cézar  de Oliveira Matos destacou o significado pessoal e coletivo do momento, marcado por emoção, gratidão e compromisso com o serviço público. “O dia 15 de dezembro de 2025 marca o fim de uma longa jornada e o início de uma nova etapa em nossas vidas. Assumimos essa missão com alegria, entusiasmo e imensa responsabilidade, conscientes do papel que desempenharemos na construção do Estado”, afirmou.

Fotos: Arthur Soares

Concursos

O concurso para procurador do Estado foi realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SE), com apoio do Cebraspe. O certame ofertou cinco vagas — três de ampla concorrência, uma para pessoas com deficiência e uma para candidatos afrodescendentes — além de cadastro reserva.

 

Fonte: Secom Sergipe

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: