Governo de Sergipe oferece cursos de qualificação profissional para moradores da zona norte de Aracaju

A qualificação profissional tem se consolidado como a principal ferramenta de transformação social para alunos e alunas dos cursos de pintor e eletricista que acontecem no Espaço Cuidar, no bairro Bugio, localizado na zona norte de Aracaju. Os cursos fazem parte do programa Qualifica Sergipe, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo é preparar a comunidade para as oportunidades crescentes no mercado de trabalho

Atualmente, 64 pessoas participam dos cursos voltados para a área da construção civil, setor com grande demanda por mão de obra no estado. A realização de cursos de qualificação profissional no Espaço Cuidar do Bugio tem um papel fundamental na transformação social da comunidade. Ao oferecer capacitação técnica para uma população em situação de vulnerabilidade, o programa Qualifica Sergipe amplia o acesso a oportunidades reais de trabalho e renda, promovendo inclusão e dignidade.

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, agradeceu a confiança dos alunos e alunas no programa e ressaltou o momento histórico que Sergipe vive na geração de emprego. “Todos vocês estão recebendo auxílio financeiro para ajudar a custear o transporte e a alimentação, entendendo a importância desse recurso para a continuidade do curso que atende a uma demanda do mercado. A construção civil está crescendo muito em Sergipe, temos muitas obras em todo o estado, que demandam a contratação de pessoas para ocupar esses postos de trabalho. As construtoras estão tentando contratar e não estão encontrando pessoas qualificadas. É por isso que nós tivemos aqui essa grande parceria, para começarmos a qualificar as pessoas, de acordo com a demanda das construtoras, porque isso gera empregabilidade. Isso garante que vocês saiam no curso, que vocês tenham a possibilidade de levar o currículo para essas empresas, e nós vamos ajudar a fazer essa conexão entre vocês e as empresas”, ressaltou.

O senador por Sergipe Alessandro Vieira, que destinou emendas parlamentares para o programa Qualifica Sergipe, parabenizou as turmas e destacou a importância do auxílio financeiro para os participantes. “Acho que a grande coisa que o Estado pode fazer para vocês, para qualquer sergipano, é gerar oportunidade para eles. Se tem emprego, você vai ter sua renda, seu patrimônio e cuidar da sua família. A gente consegue fazer isso de forma inteligente. O Governo do Estado entendeu o jeito de fazer isso. A gente viabiliza a bolsa. A pessoa pode estudar com mais tranquilidade. Esse estudo já casa com a oportunidade de emprego, com a empresa. É a primeira vez na nossa história que tem mais gente com carteira de trabalho do que com Bolsa Família. Isso é uma libertação para todos nós”, destacou.

Para a aluna Ruth dos Santos Arão, que está fazendo o curso ‘Eletricista predial básico’, a presença de mulheres no curso é uma conquista importante. “Eu tenho 38 anos e eu vim por uma vaga no GO Sergipe. Estava há um tempo fora do mercado de trabalho. Tenho um filho de oito anos e esse foi o motivo de ficar tão distante. Tinham algumas vagas na plataforma, e eu vi a vaga para o curso de ‘Eletricista predial básico’. E eu me perguntei: ‘por que não?’ Até porque nós, mulheres, temos que fazer. Vai depender do marido? Vai depender do irmão? Temos seis mulheres na turma. E são aquelas mulheres que metem a mão na massa. A grande maioria da turma de pintura é mulher. Eu vejo mulheres sorrindo com mais felicidade, com mais empoderamento. Somos mulheres, somos empoderadas e temos que estar aqui fazendo o que a gente gosta”, enfatizou.

A aluna Cida América, do curso ‘Pintura imobiliária’, agradeceu pela oportunidade de participar da ação e de receber o auxílio financeiro. “Eu fiquei surpresa, porque eu sempre estudei e nunca ganhei nada. É muito bom! A qualificação é fantástica. Essa parceria da Seteem, Seasic e Senai é, assim, sem comentários. O nosso governo sempre procura qualificar as pessoas de qualquer idade, porque hoje em dia não tem idade para trabalhar. Todo mundo tem que trabalhar, tem remédio para comprar, tem que comer. Então, a gente cai em campo e as mulheres estão aí, botando para chegar”, afirmou.

Já o aluno Fábio Santos viu no curso ‘Eletricista predial básico’ uma oportunidade de mudar de carreira. “Eu trabalhei há muito tempo na área da construção civil, como pedreiro, e aí eu decidi mudar de área. Pelo pouco conhecimento que eu tinha de elétrica, resolvi fazer o curso. Recebi a oportunidade por meio do GO Sergipe. Vim aqui, me matricular, para fazer o curso, aprimorar os meus conhecimentos na área e ter o certificado. Então, estou achando um curso inovador, um curso que veio para agregar na minha vida profissional, e assim, está sendo uma experiência nova e extraordinária”, expressou.

Os cursos ‘Pintura imobiliária’ e ‘Eletricista predial básico’ atendem diretamente a uma demanda crescente do setor da construção civil, um dos que mais geram empregos no estado. Com isso, os 64 participantes passam a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo, contribuindo para a melhoria da renda familiar e da qualidade de vida.

Além de capacitar profissionalmente, a iniciativa fortalece o desenvolvimento local, reduz desigualdades e leva esperança a moradores da periferia de Aracaju, mostrando que investir em qualificação é investir no futuro das pessoas e no crescimento de Sergipe como um todo.

 

Fonte: Secom Sergipe

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: