Governo de Sergipe realiza primeira edição do Troféu Ser Criança e reconhece ações de destaque na primeira infância

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), realizou, nesta quinta-feira, 11, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, a cerimônia de entrega do ‘Troféu Ser Criança’. A premiação, inédita no estado, foi criada pela Seasic para reconhecer e valorizar as melhores experiências municipais voltadas ao desenvolvimento integral da primeira infância.

A abertura contou com apresentação musical do Instituto Musical Brasileiro (Imusb), do bairro Rosa Elze, com repertório voltado ao universo infantil. O evento celebrou iniciativas que impactam diretamente a vida de crianças de 0 a 6 anos e reforçou o compromisso estadual em colocar a infância no centro das decisões públicas.

Foto: Arthur Soares

O governador Fábio Mitidieri destacou que o dia representa um marco importante da política do Ser Criança. “Estamos aqui para reconhecer os municípios que se destacaram com experiências exitosas na valorização da primeira infância. Tivemos 32 municípios inscritos, 45 projetos apreciados e, entre eles, 10 selecionados como as experiências mais exitosas. Este é o reconhecimento do Estado a uma política pública fundamental para a formação dos futuros homens e mulheres da nossa sociedade. Apostar na criança, investir na primeira infância e valorizar esse período dos 0 aos 6 anos é essencial. Todos os estudos científicos mostram que é nessa fase que se formam caráter, personalidade, vínculos e valores que acompanham cada indivíduo ao longo da vida. Por isso, parabenizo todos os que participaram, contribuíram e acreditaram nessa política”, afirmou.

Fábio Mitidieri destacou, ainda, o ineditismo do evento. “Este é o primeiro ano da premiação e esperamos ampliar ainda mais a participação nos próximos anos, até atingirmos a totalidade dos municípios do estado. A iniciativa do Ser Criança é uma política pública criada na nossa gestão, conduzida por Érica, que já apresenta resultados fantásticos. E vamos evoluir ainda mais, porque cuidar das nossas crianças é cuidar do futuro de Sergipe”, complementou.

A secretária de Estado da Assistência Social, Érica Mitidieri, ressaltou a satisfação com os resultados da primeira edição. “Logo no primeiro ano, tivemos 32 municípios inscritos, o que demonstra o impacto e, principalmente, o fortalecimento do compromisso das gestões municipais com a primeira infância. Temos trabalhado para reforçar essa mensagem do cuidado desde a gestação até os 6 anos porque é nesse período que ocorre grande parte do desenvolvimento infantil. Precisamos trazer o brincar, o cuidado integral, a presença ativa da família e, nesse ponto, destaco o papel fundamental do pai: a participação paterna muda tudo”, explicou.

Érica detalhou, ainda, o processo de avaliação das experiências inscritas. “Sabemos o desafio que é, mas reconhecemos a dedicação e o empenho de cada gestor e de cada servidor municipal que trabalha na ponta para fazer essa política acontecer. Dez iniciativas alcançaram as maiores pontuações após avaliação técnica da Diretoria da Primeira Infância e do Comitê Intersetorial. Foram analisados critérios como ampliação de creches, qualificação profissional, capacitações, fortalecimento da parentalidade, estruturação dos serviços municipais e estratégias que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Foi um processo amplo, cuidadoso e que demonstra que Sergipe está no caminho certo”, afirmou.

A cerimônia destacou o papel dos municípios na construção de políticas inovadoras, integradas e transformadoras. Entre os 32 municípios inscritos, 10 receberam destaque como as experiências mais exitosas, com base em critérios como inovação, impacto social, sustentabilidade, intersetorialidade e alinhamento ao Plano Estadual da Primeira Infância. Os municípios reconhecidos como ‘Top 10’ foram: Nossa Senhora da Glória, Estância, Macambira, Divina Pastora, Laranjeiras, Simão Dias, Lagarto, Canhoba, Santana do São Francisco e Muribeca.

Durante a premiação, foi anunciado que os 10 municípios melhor avaliados receberão uma brinquedopraça. Todos os 32 municípios receberam o troféu de participação. No total, a edição 2025 mobilizou 32 municípios, resultando em 45 experiências habilitadas, 23 classificadas no resultado final e 10 selecionadas como as mais exitosas.

A secretária municipal de Educação de Lagarto, Taysa Mercia Damaceno, expressou gratidão pelo reconhecimento recebido. “O Troféu Ser Criança desponta e ressoa as ações integradas e intersetoriais da primeira infância de Lagarto. É um momento muito importante, porque estamos tirando mais de seis mil adolescentes e crianças da situação de insegurança alimentar. Um dos projetos ganhadores é o ‘Bom Dia Feliz’, originalmente construído na gestão atual, que além de combater a insegurança alimentar, garante dignidade à primeira infância. E garantir dignidade é garantir futuro. “Também fomos contemplados com o projeto ‘Era Uma Vez’, que promove ludicidade, literatura, interação, cultura e fortalecimento das práticas de educação infantil na rede municipal. É isso que queremos: oferecer à criança o que ela merece. É histórico estarmos aqui como resultado dos diálogos com a Seasic, fortalecidos pelo Sergipe Aqui. Essa aproximação permitiu que estivéssemos juntos no primeiro ano dessa premiação e no primeiro ano de gestão em Lagarto”, completou.

A prefeita de Umbaúba, Juliana Cardoso, também ressaltou a importância da iniciativa. “O projeto Ser Criança é de fundamental importância para as crianças do município em geral, não só do nosso município de Umbaúba, como de toda a região do nosso Sergipe, que vem sendo abraçado e aplaudido carinhosamente por todos os municípios, e também pela iniciativa e dedicação da nossa primeira-dama, Érica Mitidieri, que tanto tem feito por esse lindo projeto que vem abraçando e acolhendo as crianças e adolescentes aqui da nossa região”, afirmou.

Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança

A premiação integra a Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança, estruturada em cinco pilares: marco legal e institucionalização; escuta ativa de mais de mil crianças; construção do Plano Estadual até 2035; ações estruturantes nos territórios, como Ser Criança, Ciranda Sergipe, Ameei e Crescer Brincando; e cooperação contínua com os municípios.

O Plano Estadual reúne 28 quadros operativos, 101 ações e metas que orientarão governos até 2035, com foco em saúde, vínculos familiares, brincar, cultura, segurança alimentar, inclusão e proteção contra violências.

A cerimônia reafirmou o compromisso do Governo de Sergipe em ampliar políticas, fortalecer equipes municipais e monitorar continuamente o impacto das iniciativas na vida das crianças. Os 32 municípios participantes compõem uma rede integrada que compartilha práticas, formações e resultados, garantindo que a infância sergipana seja cuidada de maneira contínua e intersetorial.

 

Fonte: Secom Sergipe

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: