O governo federal anunciou nesta segunda-feira (19) que deve definir ainda nesta semana um novo reajuste para o piso salarial dos professores. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que afirmou que haverá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar do tema, com o objetivo de dar maior previsibilidade aos gestores estaduais.
Pela regra atual, o piso salarial dos professores em 2026 teria reajuste de apenas 0,37%, passando de R$ 4.867,77 para R$ 4.885,78, valor considerado “significativamente inferior” à inflação de 4,26% registrada em 2025. O baixo índice gerou descontentamento no setor, levando o governo a revisar o cálculo.
Na última semana, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reuniu-se com entidades sindicais para discutir mudanças. Segundo Camilo Santana, a intenção do presidente é publicar uma Medida Provisória para que o novo valor passe a valer já a partir de janeiro, podendo posteriormente ser validado pelo Congresso Nacional.