O governo federal anunciou a criação da plataforma de streaming Tela Brasil, que será 100% dedicada ao conteúdo audiovisual nacional. Com estilo similar ao de serviços como Netflix, Prime Video e Disney+, o projeto será lançado no segundo semestre deste ano, conforme informações do Ministério da Cultura (MinC).
Idealizado pela Secretaria do Audiovisual (SAV), o Tela Brasil disponibilizará gratuitamente uma vasta gama de conteúdos, incluindo curtas, médias e longas-metragens, com foco na cinematografia brasileira e em diferentes linguagens e estéticas. O projeto buscará aproveitar obras com direitos já adquiridos pelo governo, além de incluir produções contemporâneas.
O lançamento foi anunciado durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, e foi impulsionado pelo sucesso do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que obteve indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar. O programa contará com um investimento inicial de R$ 4,2 milhões e terá 447 obras audiovisuais em seu catálogo.
A plataforma visa democratizar o acesso à produção cultural brasileira, enriquecendo o consumo de filmes e garantindo o acesso amplo às produções nacionais. O lançamento será gradual, com o objetivo de alcançar todo o público brasileiro.
Fonte: CNN Brasil