O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (26), durante evento em São Paulo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “já caminha para a sua quarta eleição”, em referência à possibilidade de reeleição em 2026.
A declaração foi feita durante um discurso no qual Motta abordou os desafios de liderar a Câmara em um cenário de forte polarização política, que, segundo ele, se intensificou após as eleições de 2022.
Motta destacou que o atual cenário nacional — marcado pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), as sanções impostas pelos Estados Unidos a ministros da Corte e o recente “tarifaço” americano contra produtos brasileiros — tem afetado diretamente a votação de projetos no Congresso.
“Esses fatores desviam o foco das pautas estruturantes e acabam impactando todas as matérias que tramitam na Casa”, avaliou.
Ele citou ainda a pressão do governo federal para aprovar propostas como a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda e a PEC da Segurança, além da pressão da oposição pela votação do PL da Anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.