Hugo Motta encaminha ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (15) quatro representações por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Três ações foram apresentadas pelo PT e uma pelo PSOL, com base na atuação do parlamentar nos Estados Unidos contra instituições brasileiras e em defesa de sanções estrangeiras ao país.

As ações estavam paradas desde fevereiro e agora seguem para análise. O Conselho de Ética escolherá um relator, por sorteio entre três nomes, para elaborar um parecer inicial sobre a admissibilidade das acusações. Eduardo Bolsonaro terá dez dias para apresentar sua defesa após ser notificado.

As representações citam que o deputado atuou nos EUA buscando apoio do ex-presidente Donald Trump para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.

Eduardo voltou oficialmente ao cargo no dia 21 de julho, após licença de 120 dias, mas segue fora do país. Ele também é investigado pelo STF por possível crime contra a soberania nacional.

Além das ações contra Eduardo, outras 16 representações contra deputados foram encaminhadas ao Conselho de Ética nesta sexta, após meses de espera por despacho. Ainda não há sessões do colegiado marcadas para os próximos dias.

Fonte: CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: