O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (23) que o projeto de anistia não irá interferir na tramitação de propostas prioritárias para a economia, como o PL 1087/25, que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil. A declaração foi feita durante evento da CNN Brasil sobre o cenário econômico global.
Para Motta, o projeto de isenção tem forte apelo social e representa alívio para a classe média. Ele alertou que a proposta de anistia divide a Câmara e, por isso, não pode travar pautas consensuais. “Não vamos misturar essas pautas. Vamos usar todo o nosso tempo com responsabilidade”, afirmou.
O deputado reafirmou o compromisso da Câmara com a responsabilidade fiscal e com a agenda econômica do governo federal, destacando a necessidade de eficiência diante da instabilidade global. Também defendeu a revisão de isenções tributárias com base em estudos técnicos e diálogo com o Executivo.
Motta ainda mencionou avanços recentes no Legislativo, como a taxação de importados por reciprocidade e estímulos às exportações por micro e pequenos empreendedores. Ele anunciou que a análise da medida provisória que autoriza crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada já está em andamento. Desde sua edição, mais de R$ 8 bilhões foram injetados na economia.
“Quando há essa convergência de agenda, quem ganha é o país”, concluiu.
Fonte: CNN Brasil