IBGE suspende temporariamente a Fundação IBGE+ após crise interna

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciaram, nesta quarta-feira (29), a suspensão temporária da Fundação de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica do IBGE (IBGE+). A decisão foi tomada em comum acordo, após um período de crescente insatisfação interna com a gestão do presidente do IBGE, Márcio Pochmann.

A Fundação IBGE+ foi criada para ampliar as fontes de recursos e apoiar o desenvolvimento institucional do IBGE, mas gerou polêmica entre os servidores, que a consideram um impacto na independência técnica e administrativa do instituto. Em uma carta divulgada em setembro de 2024, os trabalhadores criticaram a fundação, alegando falta de diálogo e transparência na sua criação.

Além da suspensão da Fundação IBGE+, o MPO oferecerá apoio financeiro ao IBGE para a formulação do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola de 2025. A suspensão da fundação ocorre no contexto de uma crise interna que resultou na saída de diretores e gerentes do instituto em janeiro, que criticaram a gestão de Pochmann.

Em resposta às críticas, Pochmann defendeu a criação da fundação como uma medida necessária diante do subfinanciamento do IBGE e afirmou que as críticas são parte do processo democrático.

Agora, o MPO e o IBGE buscam alternativas para resolver o desafio financeiro, com a possibilidade de mudanças legislativas, e prometem manter um diálogo aberto com o Congresso Nacional.

Veja nota conjunta do MPO e IBGE na íntegra:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão basilar na geração e na análise de dados referentes ao Brasil, produzindo informações que atendem a diversos setores governamentais e da sociedade civil. O Instituto tem autonomia administrativa e é vinculado à estrutura do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), com quem mantém um constante e produtivo diálogo. Por essa razão, o MPO e o IBGE informam a decisão tomada de forma conjunta:

1. O MPO dará apoio ao IBGE, por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), para a formulação do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, uma das pesquisas mais relevantes do Instituto, em recursos para 2025 (cronograma que envolve treinamento, contratação, entre outros).

2. Resolvem, em comum acordo, suspender temporariamente a iniciativa da Fundação de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica do IBGE (IBGE+), proposta apoiada pelo MPO, para o desenvolvimento institucional e a ampliação das fontes de recursos para o IBGE. Frente a esse desafio, estão sendo mapeados modelos alternativos que podem ensejar alterações legislativas, o que requererá um diálogo franco e aberto com o Congresso Nacional. Desta forma, o MPO e o IBGE esclarecem que qualquer decisão que oportunamente for tomada seguirá o debate no IBGE e com o Executivo e o Legislativo.

Ainda no sentido de aperfeiçoamento institucional, cabe acrescentar que IBGE foi reconhecido como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) e, como tal, elaborará sua Política de Inovação, obrigatória pela Lei de Inovação para ICTs. Para isso, foi instituído um comitê próprio, composto por servidores de todas as diretorias e membros das superintendências.

Com informações CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: