João Campos é confirmado presidente da federação PSB-Cidadania; Alagoas vive impasse político

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), foi confirmado como presidente nacional da federação que une PSB e Cidadania. Atual presidente do diretório nacional do PSB, Campos é apontado como favorito na disputa pelo governo de Pernambuco em 2026 e, por sua projeção nacional, já é visto por partidos de esquerda como um possível sucessor do presidente Lula em 2030. Neto de Miguel Arraes, o jovem gestor reforça seu protagonismo na política nacional.

Enquanto isso, o comando da federação em Alagoas ainda não foi definido. A decisão depende de uma reunião, ainda sem data marcada, entre o presidente estadual do Cidadania, Juca Carvalho, e o governador Paulo Dantas (MDB), que mesmo fora do PSB exerce controle sobre a legenda no estado — além de ter forte influência no PSD local.

O Cidadania busca garantir espaço na federação para lançar candidatos à Assembleia Legislativa e formar uma chapa competitiva à Câmara dos Deputados. A ampliação da bancada é vista como crucial para aumentar o acesso aos recursos dos Fundos Eleitoral e Partidário — fontes essenciais para a sobrevivência e o funcionamento dos partidos.

O principal obstáculo nas negociações é o compromisso de Dantas com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, de apoiar a reeleição do deputado federal Luciano Amaral (PSD-AL), o que complica a montagem de uma chapa federativa robusta para o Cidadania.

Em tempo: O Fundo Eleitoral financia campanhas, enquanto o Fundo Partidário cobre despesas contínuas dos partidos, como aluguel, salários e viagens.

Fonte – Cada Minuto / Voney Malta

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: