Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pelo instituto Paraná Pesquisas aponta que João Campos (PSB), atual prefeito do Recife, lidera as intenções de voto para o governo de Pernambuco em 2026 com 60,9%. A pesquisa, encomendada pela TV Tribuna, foi realizada entre os dias 8 e 12 de março e envolveu 1.652 eleitores de 64 municípios pernambucanos, com nível de confiança de 95%.
Raquel Lyra (PSD), governadora do estado e cotada para buscar a reeleição, aparece com 22,2% das intenções de voto, enquanto o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) tem 6,5%. Outros 4,8% dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou não responderam, e 5,6% optaram por votar branco, nulo ou em nenhuma das opções.
De acordo com a margem de erro de 2,5 pontos percentuais, João Campos já se aproxima de garantir uma vitória no primeiro turno. Filho do ex-governador Eduardo Campos, João é cotado para retomar o governo de Pernambuco para o PSB, que governou o estado entre 2007 e 2022.
Em um cenário alternativo, com a inclusão do ex-deputado federal Anderson Ferreira (PL), João Campos lidera com 61% das intenções de voto, Raquel Lyra permanece com 22,1%, e Anderson Ferreira alcança 6,1%. Eleitores que não souberam ou não responderam somaram 4,9%, e 5,9% declararam voto branco, nulo ou em nenhuma opção.
Além da pesquisa de intenções de voto, o levantamento também mediu a aprovação do governo de Raquel Lyra. De acordo com os dados, 29,3% dos pernambucanos avaliam a gestão como “ótima” ou “boa”, enquanto 37,2% a consideram “ruim” ou “péssima”. A maioria, 32%, classifica o governo como “regular”.
Com informações da CNN Brasil