João Campos lidera estratégia do PSB para ampliar bancada na Câmara em 2026

O PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, tem como principal meta nas eleições de 2026 ampliar sua bancada na Câmara dos Deputados. A legenda, que atualmente possui 16 cadeiras, pretende chegar a 25 deputados federais. Em 2018, o partido chegou a ter 32 parlamentares, mas desde então vem sofrendo uma desidratação no Congresso.

A articulação para recuperar espaço está sendo conduzida pelo prefeito do Recife, João Campos, presidente nacional da sigla e pré-candidato ao governo de Pernambuco. Ele tem buscado nomes fortes nos estados para garantir votações expressivas e, assim, ampliar o número de cadeiras pelo quociente eleitoral.

Um dos nomes cotados para impulsionar a legenda é o da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que tem domicílio eleitoral em São Paulo. Atualmente filiada à Rede Sustentabilidade, Marina é vista como possível puxadora de votos no maior colégio eleitoral do país.

Paralelamente, Alckmin deve permanecer como vice na chapa de Lula em 2026. O fortalecimento de sua imagem em meio à recente crise diplomática com os Estados Unidos reforçou sua posição dentro do governo. Ainda assim, há especulações de que ele possa disputar o governo de São Paulo, especialmente se Tarcísio de Freitas (Republicanos) renunciar ao cargo para concorrer à Presidência.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: