O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), comemorou nesta quarta-feira (14) o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na pesquisa Genial/Quaest. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou que o partido está preparado para enfrentar qualquer candidato da extrema direita e defender o projeto político do atual governo. “Nós estamos preparados para defender o projeto do presidente Lula, de um Brasil democrático, soberano e mais justo para o povo brasileiro. Vamos com tudo. É Lula tetra”, escreveu.
De acordo com o levantamento, Lula lidera o cenário estimulado de primeiro turno com 36% das intenções de voto. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece em segundo lugar, com 23%, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 9%.
Nas simulações de segundo turno, Lula também aparece à frente dos principais adversários. Contra Flávio Bolsonaro, o presidente venceria por 45% a 38%. Já em um eventual confronto com Tarcísio de Freitas, o petista teria 44% das intenções de voto, ante 39% do governador paulista.
O cenário eleitoral também tem provocado movimentações entre partidos do chamado centrão. Apesar da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, anunciada em dezembro com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, legendas avaliam alternativas como Tarcísio de Freitas e outros governadores, entre eles Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), o que pode resultar em uma disputa mais fragmentada no primeiro turno.
Fonte: Metrópoles