O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou a importância do poder Judiciário como uma “alternativa da sociedade contra a força bruta”. Durante a cerimônia de abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo nesta sexta-feira (7), Barroso afirmou que o Judiciário é um “instrumento do processo civilizatório”, essencial para manter a ordem e a justiça em um contexto de crescente polarização.
Em seu discurso, o ministro fez uma defesa firme da atuação do STF, mesmo ciente de que suas decisões nem sempre agradam a todos. “Nós estamos sempre desagradando alguém, muitas vezes desagradamos setores poderosos da sociedade”, disse Barroso, ressaltando que lidar com críticas, tanto justas quanto injustas, é parte da função do Judiciário.
Ele também refletiu sobre o cenário global, mencionando o que chamou de “desencontro civilizatório”, e enfatizou a necessidade de fortalecer “trincheiras do bem, da justiça e do amor ao próximo”.
Na cerimônia, Barroso foi homenageado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo com o Colar do Mérito Judiciário. Além do presidente do STF, os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli marcaram presença, junto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Com informações da CNN Brasil