Lula admite “erro” ao falar sobre reeleição em viagem à Indonésia: “Não tenho voto lá”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27) que foi um “erro” comentar sobre sua possível candidatura à reeleição em 2026 durante viagem à Indonésia. “Eu não deveria ter falado na Indonésia que eu era candidato, eu tenho que falar é no Brasil. Foi um lapso da minha parte, eu não tenho voto lá”, disse Lula, em tom de brincadeira, enquanto participava da 47ª Cúpula da Asean, na Malásia.

Na quinta-feira passada (23), Lula havia admitido pela primeira vez a intenção de disputar um quarto mandato à Presidência, destacando que o pleito seria “difícil” e que sua candidatura seria para vencer. Até então, o petista condicionava qualquer decisão à sua saúde física e mental.

O anúncio antecipado ocorreu em um momento de fragilidade e fragmentação da oposição, além da perda de destaque internacional do bolsonarismo após a reunião de Lula com Donald Trump no domingo (26), em Kuala Lumpur.

Pesquisas recentes reforçam o atual desempenho positivo do presidente. O Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda (27), mostra Lula liderando todos os cenários de primeiro turno para 2026, enquanto levantamento AtlasIntel/Bloomberg, da sexta-feira (24), aponta aprovação de 51,2% do eleitorado e desaprovação de 48,1%.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: