Lula alfineta Congresso: ‘A gente paga o preço por ser honesto’

Durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma enfática defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e criticou duramente o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, em um momento de crescente tensão com o Congresso Nacional.

Lula elogiou a seriedade de Haddad diante de empresários e afirmou que “poucos países do mundo têm um ministro da Fazenda com a seriedade” do atual titular da pasta. Em contraste, acusou Guedes de atuar com bravatas e sem diálogo durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). “O Guedes nunca pediu favor para ninguém”, criticou.

O presidente também reclamou da cobrança por responsabilidade fiscal direcionada à sua gestão, argumentando que esse tipo de pressão não era feita nos governos anteriores. “Por que ninguém cobrava o teto de gastos no governo passado?”, questionou, classificando aquele período como um dos mais irresponsáveis do país.

Lula ainda destacou a importância da honestidade na gestão pública e afirmou que ele e Haddad estão dispostos a pagar o preço por manter essa postura.

O evento marcou também o anúncio de R$ 516,2 bilhões para o financiamento do setor agropecuário empresarial. Lula aproveitou para defender a proposta de ajuste fiscal de seu governo, afirmando que o objetivo não é aumentar impostos, mas tornar a tributação mais justa. Segundo ele, a carga tributária atual é percentualmente menor do que em 2011.

Fonte: Metrópoles

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: