Em ano eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma agenda intensa durante o Carnaval de 2026, com compromissos em três capitais do Nordeste e Sudeste. A maratona começa na sexta-feira (13), em Recife, com visita à fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, em Cabo de Santo Agostinho, que passa por expansão para produção de medicamentos estéreis.
No sábado (14), Lula participa do tradicional Galo da Madrugada, reconhecido pelo Guinness World Records como o maior bloco de Carnaval do mundo. O presidente dividirá o camarote oficial com a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito João Campos (PSB), ambos pré-candidatos ao governo de Pernambuco. O bloco reúne cerca de 30 trios elétricos em um percurso de 6,5 quilômetros e atrai mais de dois milhões de foliões.
Ainda no sábado, Lula segue para Salvador, onde acompanha a folia no circuito Campo Grande ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), no camarote oficial do Estado.
No domingo (15), a agenda será no Rio de Janeiro. À tarde, o presidente participa da inauguração do Centro de Emergência Regional do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá. À noite, acompanha os desfiles das escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, deve desfilar pela Acadêmicos de Niterói, que apresentará samba-enredo em homenagem ao presidente. Enquanto Janja estiver na avenida, Lula acompanhará o desfile do camarote da Prefeitura do Rio, ao lado de líderes partidários e aliados, como os deputados Pedro Uczai, Lindbergh Farias e Mário Heringer, além da ministra Gleisi Hoffmann e do presidente nacional do PT, Edinho Silva.
Lula retorna a Brasília na segunda-feira (16). O Carnaval do presidente será encerrado antes do fim oficial da folia, já que na terça-feira (17) ele embarca para viagem internacional à Índia e à Coreia do Sul, entre os dias 18 e 24 de fevereiro.
Fonte: CNN Brasil