O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou, nesta segunda-feira (22), as manifestações ocorridas no domingo (21) contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia ao movimento das Diretas Já, que mobilizou o país nos anos 1980 pela retomada das eleições diretas.
Em publicação nas redes sociais, Lula elogiou a participação de artistas e da população nos atos: “Isso nos traz a lembrança dos anos 1970, durante a redemocratização, e das Diretas Já, quando entoaram ao lado do povo o grito pelo direito de votar para presidente. Essa é a maior de todas as artes: o espetáculo da democracia.”
O presidente também parabenizou os manifestantes: “Parabenizo cada brasileiro e brasileira que participaram desta mobilização nas ruas e nas redes para defender um Brasil mais democrático e soberano.”
A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara, limita investigações e prisões de parlamentares sem aval do Congresso. Já o PL da Anistia propõe perdão ou redução de penas para envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.
O relator da PEC no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), avaliou que os protestos foram um recado claro à classe política: “As manifestações colaboram, não para ameaçar o parlamentar, mas para fazer o alerta. Agora, seria obrigação de ele saber o que está votando.”