Lula conversa com presidente interina da Venezuela após ação militar dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã de sábado (3), com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que assumiu interinamente o comando do país após a ação militar dos Estados Unidos em Caracas. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que informou que a ligação tratou da situação política naquele momento, sem divulgar mais detalhes.

Desde domingo (4), as Forças Armadas venezuelanas passaram a reconhecer Delcy Rodríguez como presidente interina. Em carta pública ao presidente dos EUA, Donald Trump, Delcy defendeu a construção de um relacionamento “equilibrado e respeitoso” entre os dois países, baseado na igualdade e sem ingerência externa.

Já o governo norte-americano sinalizou que pretende exigir o atendimento de seus interesses pelo governo interino venezuelano, incluindo o controle das reservas de petróleo do país, consideradas as maiores do mundo.

O presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama, Cília Flores, foram levados para Nova York, onde permanecem detidos em um presídio federal, no bairro do Brooklyn. O casal passou por audiência de custódia e foi oficialmente notificado das acusações, que incluem corrupção e outros crimes, sem apresentação pública de provas.

 

Fonte: Agência Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: