Lula critica intermediários no preço dos combustíveis e defende venda direta pela Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (17) que é fundamental que a população esteja bem informada sobre os responsáveis pelo aumento dos preços dos combustíveis, para que possam direcionar críticas corretamente. Durante evento sobre fomento à indústria naval e ampliação da frota do sistema Petrobras, Lula explicou a diferença entre os preços dos combustíveis nas refinarias e os valores cobrados aos consumidores finais.

O presidente destacou que, embora a Petrobras seja frequentemente responsabilizada pelos aumentos, outros fatores, como a liberdade dos estados e portos para ajustar preços, também contribuem para o aumento. “Quando sai o aumento, o povo pensa que é a Petrobras que aumentou e nem sempre é a Petrobras, porque cada estado e cada porto tem liberdade de aumentar a hora que quer”, explicou.

Além disso, Lula apontou as diferenças de tributação entre os estados como um fator crucial para o aumento dos preços. “O povo paga o triplo do preço que ele sai da Petrobras”, afirmou, destacando a necessidade de informar melhor a população sobre esses aspectos para que saibam quem são os responsáveis pelos aumentos.

O presidente também mencionou a venda direta de combustíveis para grandes consumidores como uma estratégia para reduzir os preços. “A Petrobras tem que tomar uma atitude, sobretudo com o óleo diesel. Precisamos vender direto para os grandes consumidores para baratear o preço do diesel”, sugeriu Lula.

Ele finalizou a fala destacando que, no fim das contas, são os intermediários que encarecem os preços, e a responsabilidade acaba recaindo sobre o governo. “O povo é, no fundo, no fundo, assaltado pelo intermediário e a fama fica nas costas do governo”, concluiu.

Com informações da CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: