Durante agenda em Minas Gerais, nesta quinta-feira (4/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma crítica direta ao vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, ao relembrar a polêmica racial envolvendo o ex-prefeito de Salvador. Em conversa com influenciadores mineiros, Lula ironizou a autodeclaração de raça de ACM Neto nas eleições de 2022, quando o político se registrou como pardo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Hoje, tem gente branca querendo passar por negro. O filho do Antônio Carlos Magalhães na Bahia, na campanha, se autodenominou negro na perspectiva de ter o voto da maioria do povo baiano, que é negro”, afirmou o presidente.
A declaração ocorre em meio ao rompimento institucional do União Brasil com o governo federal. Na última terça-feira (2/9), a sigla e o PP anunciaram que seus filiados devem deixar os cargos no Executivo, o que ameaça a permanência dos ministros Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte).
Na eleição de 2022, ACM Neto causou controvérsia ao se autodeclarar pardo ao TSE, durante sua candidatura ao governo da Bahia. A decisão gerou críticas e ampla repercussão nas redes sociais. Na época, o político chegou a divulgar um vídeo mostrando um documento que o classificava como pardo. Ainda assim, foi acusado por opositores de tentar capitalizar politicamente com a identificação racial, diante de um eleitorado majoritariamente negro no estado.
Fonte: Metrópoles