O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (5) que a relação entre os Poderes deve ser baseada no diálogo e no respeito mútuo como forma de fortalecer a democracia. A declaração foi feita em publicação nas redes sociais, um dia após encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários.
Na noite de quarta-feira (4), Lula recebeu parlamentares da Câmara para um jantar na Granja do Torto, residência oficial da Presidência. O objetivo foi estreitar a relação com o Legislativo após meses de tensões. Na postagem, o presidente agradeceu o apoio do Congresso a projetos do governo, como a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
O chefe do Executivo afirmou ainda que pretende repetir o gesto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e disse esperar receber os senadores em breve.
No mesmo dia do jantar, Lula participou, ao lado de Alcolumbre e Hugo Motta, da assinatura do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, no Palácio do Planalto. O evento reuniu representantes dos Três Poderes e formalizou uma aliança institucional no combate à violência contra as mulheres.
A tentativa de reaproximação ocorre após um período de embates entre governo e Congresso em 2025, marcado pela derrubada do aumento do IOF e pela aprovação de projetos contrários ao Planalto, como a redução de penas para condenados pelos atos de 8 de Janeiro. Desentendimentos políticos internos e críticas a indicações do governo também contribuíram para o desgaste da relação.
Além de reduzir atritos, Lula busca acelerar a tramitação de pautas consideradas prioritárias antes das eleições de outubro, como o fim da escala de trabalho 6×1, a regulamentação de trabalhadores por aplicativos, o acordo entre União Europeia e Mercosul e a PEC da Segurança.
Fonte: CNN Brasil